Ovulação
Aprenda a identificar os dias férteis

Menstruar ou não menstruar
Discussão sobre a interrupção da menstruação.

Direito da paciente
Você conhece o direito de reembolso em seu plano de saúde?
CLIQUE AQUI

A pílula do depois de amanhã
Você conhece a ellaOne?

A consulta pré-concepcional
Informe-se sobre sua importância.
CLIQUE AQUI

Dores nas costas durante a gestação

A dor nas costas é uma queixa comum durante a gestação. Por volta da 20ª semana (5º mês), os ligamentos que sustentam o útero na pelve se estiram, podendo causar precocemente esse desconforto. No entanto, as lombalgias se intensificam conforme a gestação avança. Estima-se que 98% das mulheres apresentarão dor lombar (região inferior da coluna) por volta da 38a semana gestacional. A principal justificativa para o surgimento desse sintoma é a mudança da postura e do centro de gravidade, que fazem com que as articulações, os ligamentos e a musculatura do dorso trabalhem de maneira desorganizada.

Os principais fatores de risco para o aparecimento da lombalgia durante a gestação são antecedentes de dor crônica nas costas e história de dor lombar pré-menstrual. Assim, mulheres que apresentam problemas prévios de coluna têm maior risco de piorarem o quadro no decorrer da gravidez.

A dor nas costas pode ser evitada com exercícios, como a hidroginástica, especialmente no segundo e terceiro trimestres da gestação. Uma pesquisa recente avaliou a eficácia e a segurança de um programa de condicionamento físico de intensidade leve a moderada para gestantes. O treinamento consistia em atividades físicas duas vezes por semana durante 3 meses. Ao final do programa, as participantes, além de apresentarem melhor desempenho físico, tiveram menos crises dolorosas e necessitaram de menor quantidade de medicação analgésica, comparadas às gestantes sedentárias. Durante o estudo, não foram observados efeitos adversos ou complicações em decorrência da prática esportiva.

Durante a crise dolorosa o tratamento farmacológico também pode ser indicado. Entretanto, o espectro de drogas utilizadas com segurança durante a gestação é pequeno. O uso de anti-inflamatórios não hormonais é contra-indicado no final da gestação. Terapias alternativas, como acupuntura, compressas locais quentes e massagens são possibilidades terapêuticas que podem auxiliar no controle da dor. Além disto, as cintas abdominais, em alguns casos, podem trazer alívio dos sintomas.

Prevenir também é o melhor remédio para as indesejadas dores nas costas durante a gravidez. A qualidade de vida da gestante depende de pequenas atitudes como a prática regular de exercícios físicos. Portanto, exercite-se!!

Texto escrito em colaboração com o Dr. Alberto Gotdryd.
Publicado originalmente em www.pro-spina.com.br