HISTEROSCOPIA

Histeroscopia é a inspeção médica da cavidade uterina através de endoscopia. Permite o diagnóstico de patologias intrauterinas e serve como método diagnóstico e terapêutico pouco invasivo, para afecções como pólipos endometriais, espessamentos do endométrio e miomas submucosos.
A histeroscopia diagnóstica é um exame realizado para observar a cavidade uterina e o canal cervical. Pode ser realizada em regime ambulatorial, permitindo a visualização direta do interior do útero, com introdução de instrumental e uma ótica via vaginal que varia de 1,2mm a 4mm de diâmetro.
Se houver a constatação de alguma patologia necessite de biópsia ou remoção, pode-se proceder à histeroscopia cirúrgica, cujo tratamento também poderá ser feito pela via endoscópica, após dilatação do colo uterino e inserção de um histeroscópio rírigo mais calibroso. A Vídeo Histeroscopia operatória permite que a cirurgia seja feita através do colo do útero, sem necessidade alguma de incisões ou cortes, em ambiente hospitalar, com internação de, no máximo, 24 horas.